quinta-feira, abril 18, 2019

O que é um Fiador? Entenda!

em

A palavra “fiador” vem dos termos “fiar” + “dor“, ou seja aquele (dor) que tem fé (fiar). No mundo jurídico, bancário, imobiliário e negocial, fiador ou garante será a segurança dada por um devedor ao seu credor no caso de sua insolvência, ou seja, no caso de ele não  ter meios para cumprir com a sua obrigação.
Logo, o fiador é aquele que responde por uma obrigação, bem como por seus juros e acréscimos, quando o devedor original não arcar com o compromisso.
Exemplo: Fulano realizou um empréstimo junto ao banco ABC e apresentou como seu fiador o Ciclano. Após o pagamento de algumas parcelas, Fulano deixou de cumprir o seu compromisso e, ao utilizar dos meios necessários para cobrar Fulano, o Banco ABC terá todo o direito de incluir na dívida a figura do fiador, ou seja, de Ciclano.

Quando é Exigido um Fiador

Como uma forma de aumentar a credibilidade do pagamento, a apresentação de um fiador acarreta em mais confiança pela parte credora, por isso, normalmente é mais fácil realizar uma operação garantida por fiador. Sendo assim, o fiador é normalmente solicitado em situações que necessitam de uma garantia de pagamento solida, seja por seu valor ou por sua importância. Como, por exemplo:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos de veículos ou imóveis;
  • Locações;
- Publicidade -

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 0 | Nota: 0

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

573FãsCurtir
25,769SeguidoresSeguir
1,729SeguidoresSeguir
83InscritosInscrever

Populares

Direito Civil – Bens Divisíveis, Singulares e Coletivos

Após ver os conceitos sobre Bens Fungíveis e Consumíveis, continuaremos nossas aulas sobre os Bens Considerados em si Mesmos com os artigos 87, 88,...