segunda-feira, abril 22, 2019
Início Dicas para Estudantes de Direito 5 Séries Dignas de Maratona para Estudantes de Direito

5 Séries Dignas de Maratona para Estudantes de Direito

As melhores séries para o Estudante de Direito aproveitar as férias ou o descanso sem se esquecer do que ama.

-

De férias, ou não, todos merecemos relaxar a cuca após um semestre conturbado ou um dia de trabalho estressante. Pensando nisso, separamos as 5 melhores séries para o estudante de direito sentar no sofá e aproveitar o seu descanso de uma forma que ainda continue conectado com o seu amado mundo jurídico.

Suits

Sendo simbolo nacional para a criação de memes e inspiração de vários jovens para o ingresso ao curso de direito, a série Suits é um drama americano que mostra, do ponto de vista de um grande escritório, a ambição e desafios na vida dos advogados corporativos em Nova Iorque e não poderia ficar de fora da lista das melhores séries para estudantes de Direito.

A série tem como foco a vida de Harvey Specter (Gabriel Macht), um advogado renomado e conhecido por sua ambição e coercitividade na resolução de casos, e de Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem prodígio, detentor de uma incrível memória fotográfica e que, após organizar um esquema onde ele realizava provas da ordem para outros estudantes, foi expulso de sua faculdade de direito e contratado por Harvey Specter para ser seu associado (estagiário) sem que os outros saibam que o Mike não é um advogado.
Desta forma, a série seguirá os desafios destes dois personagens, mostrando a cada episódio um novo caso, sem que o drama principal seja esquecido.
Suits - Séries para Estudantes de Direito
Harvey Specter e Mike Ross

Pontos Positivos para Estudantes de Direito

  1. A série mostra advogados de sucesso na maior cidade do maior país do mundo. Desta forma, cria na mente dos estudantes a possibilidade de atingir, além do sucesso, a fama no ramo jurídico da advocacia.
  2. Suits desperta uma paixão pelo direito corporativo/empresarial. Fazendo com que matérias massantes, como direito empresarial, se tornem mais agradáveis e atrativas.
  3. Essa série mostra o dia a dia em um grande escritório, o autoritarismo imposto pelos grandes advogados aos pequenos e a pressão existente nestes locais.
  4. Basicamente, Suits te prepara para os diversos compromissos diários existentes em um grande escritório corporativo e te mostra que a fama, sucesso e dinheiro podem ser alcançados com o seu esforço, independentemente de um bom concurso público.

Temporadas

Suits estreou em 2011 e chega em 2018 à sua 8ª temporada confirmada.  Na Netflix suas 8 temporadas estão disponíveis atualmente.

Scandal

Trazendo o direito para o seu campo político, a série Scandal retrata o trabalho feito por Olivia Pope (Kerry Washington) e seus associados em Washington, D.C. nos Estados Unidos e garante a segunda posição na lista das melhores séries para estudantes de Direito.

Olivia é uma advogada com habilidades e percepções distintas, que utilizou de seus talentos para se tornar especialista em marketing de campanha para governadores e presidentes americanos, porém, após uma séries de acontecimentos ocorridos antes do início da série, decide sair da casa branca e se dedicar ao seu escritório.
Denominado de Olivia Pope & Associates, o escritório de Olivia atua no gerenciamento de crises, ou seja, caso alguém tenha algum problema que não poderá ser descoberto pela imprensa ou pela polícia, essa pessoa irá procurá-la.
Desta forma, a série se desenrola na resolução de problemas pelo escritório à terceiros, mas sem se esquecer dos dramas e romances que tanto envolvem o enredo.
Scandal - Séries para Estudantes de Direito
Olivia Pope, associados e demais integrantes da série

Pontos Positivos para Estudantes de Direito

  1. Scandal retrata o poder e o respeito adquirido por uma jovem mulher negra na capital americana, mostrando que, apesar das dificuldades, o direito não é dominado por homens.
  2. A série mostra o lado político do direito, despertando nos estudantes um sentimento de atuação distinto e despertando a ideia de que problemas poderão ser resolvidos sem ser necessário o litígio (processo).
  3. Quando vista em seu áudio original (legendado), Scandal possui uma sonoridade e debates distintos e particularmente rápidos, desenvolvendo em quem a vê uma certa vontade de argumentar de uma forma mais firme e confiante.

Temporadas

Scandal estreou em 2012 e foi renovada em 2017 para a sua 7ª e última temporada. Na Netflix todas as suas 7 temporadas estão disponíveis atualmente.

Better Call Saul

- Publicidade -

Derivada de Breaking Bad e em terceiro lugar, mas não menos importante para um estudante de Direito, Better Call Saul é uma série situada no Novo México, EUA em meados de 2002 e conta a história de Saul Goodman (Bob Odenkirk) antes de ser tornar o desleal e aproveitador advogado presente em Breaking Bad.

No tempo da série, Saul Goodman respondia como James Macgill ou “Jimmy”, um jovem advogado cujo o irmão mais velho paranoico é sócio de um dos maiores escritórios da cidade. Sem ter oportunidades no escritório do irmão, a série mostra Jimmy em sua busca diária pelo o seu sucesso, enquanto cuida da paranoia de seu irmão e lida com o seu passado aproveitador.
Diferente da anteriores, a série não foca na resolução de casos a cada episódio, mas sim no drama enfrentado pelo jovem advogado, de modo que leva o espectador a simpatizar e torcer para que suas artimanhas deem certo.
Better Call Saul - Séries para Estudantes de Direito
Jimmy Macgill em Better Call Saul

Pontos Positivos para Estudantes de Direito

  1. Better Caul Saul mostra o drama de um advogado que tenta se virar para sobreviver no mundo jurídico. Sem dinheiro e reconhecimento, Jimmy tenta obter sucesso em sua carreira, mesmo que isso signifique deixar de lado os valores mais comuns de uma sociedade. Como isso, a série mostra ao futuro advogado as dificuldades de uma profissão saturada e que meios ilegais de crescimento podem não ser uma boa ideia.
  2. Ao contrário das séries acima descritas, Better Call Saul mostra os dois lados de um advogado, o sucesso e a malandragem.

Temporadas

Better Call Saul estreou em 2015 e está em sua 4 temporada. Na Netflix as suas 4 temporadas estão disponíveis atualmente.

Lie to Me

Se afastando um pouco do Direito, Lie to Me é uma série de investigação policial que mostra como o Dr. Cal Lightman (Tim Roth), auxiliado por sua equipe, resolve crimes de forma natural como um verdadeiro detector de mentiras humano e não poderia deixar de ser considerada como uma ótima série para estudantes de Direito.

Com uma percepção fora do comum e uma certa prepotência, Dr. Lightman consegue, através da linguagem corporal e das micro-expressões, agir como um polígrafo humano e identificar mentiras contadas por aqueles que passam por seu caminho. Por este motivo, Cal Lightman é constantemente procurado pelo FBI para a resolução de crimes ditos impossíveis pelos investigadores.
A série explora esse ponto, sendo assim, a cada episódio um novo delito é investigado por Lightman e sua equipe e, no decorrer da temporada, uma trama maior começa a ser descoberta, gerando curiosidade e um certo extinto de “busca pela verdade” em quem assiste ao desenrolar.
Lie to Me - Séries para Estudantes de Direito
Dr. Cal Lightman e sua equipe

Pontos Positivos para Estudantes de Direito

  1. Mesmo não sendo uma série cujo os protagonistas são advogados, Lie to Me pode influenciar na vida dos estudantes jurídicos. Essa influência se dará não somente pelas investigações policiais presentes no enredo, mas, principalmente, pelo método de investigação utilizado por Lightman e sua equipe.
  2. A série, logicamente, não retrata acontecimento reais, porém o Dr. Cal Lightman é inspirado em um grande psicólogo chamado Paul Ekman. Paul Ekman ficou internacionalmente conhecido por seus estudos sobre a linguagem corporal e micro-expressões e a série consegue retratar esta teoria de uma forma bastante interessante e didática, fazendo com que os estudantes de direito se interessem pela área e desenvolvam uma percepção elevada às expressões que retratam a mentira.

Temporadas

Lie to Me estreou em 2009 e durou por 3 temporadas. Suas temporadas saíram da programação da Netflix em 2018 e não existe previsão de volta.

The People v. O. J. Simpson: American Crime Story

American Crime Story é uma série americana que tem por objetivo mostrar a cada temporada um grande crime cometido nos EUA e, mesmo possuindo uma forma semelhante a um documentário, garante seu local de destaque como uma série para estudantes de Direito.

Levando em consideração a sua 1ª temporada, The People v. O J. Simpson, American Crime Story traz o julgamento do ex-jogador de futebol americano O. J. Simpson, acusado de assassinar sua esposa em 1994.
Aclamada pela crítica, a série que tem em seu elenco grandes nomes como Cuba Gooding Jr. e John Travolta, objetiva mostrar o drama vivido por O. J. Simpson e sua família após a morte de sua ex-esposa e mostrar, como um documentário, o desenvolvimento das teses de defesa e as praticas utilizadas pelos advogados do jogador para que a defesa se torne mais simples e convincente ao juri.
A temporada em questão possui 10 episódios que se desenrolam desde o crime ao julgamento, mostrando o drama do jogador e criando na mente de quem vê a dúvida sobre a sua inocência ou não.
American Crime Story - Séries para Estudantes de Direito
Cuba Gooding Jr. como O. J. Simpson

Pontos Positivos para Estudantes de Direito

  1. Além de aclamada pela crítica, essa série é aclamada pelos amantes do direito, não só por mostrar todos os processos de um julgamento americano, mas por mostrar as práticas e técnicas utilizadas pelos milionários advogados do jogador.
  2. O caso O. J. Simpson causa ao estudante de Direito uma certa familiaridade ao Direito Penal, podendo ser o empurrão necessário àquele que deseja atuar na área.
  3. A série estimula o raciocínio do estudante, fazendo-o pensar constantemente e capturar qualquer dica sobre a inocência do acusado.

Temporadas

American Crime Story segue um sistema de temporadas diferenciado, trazendo a cada temporada uma nova históri. Sua 1ª temporada está presente no catálogo da Netflix atualmente.

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 1 | Nota: 5

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

573FãsCurtir
25,769SeguidoresSeguir
1,729SeguidoresSeguir
83InscritosInscrever

Populares

Direito Civil – Bens Divisíveis, Singulares e Coletivos

Após ver os conceitos sobre Bens Fungíveis e Consumíveis, continuaremos nossas aulas sobre os Bens Considerados em si Mesmos com os artigos 87, 88,...