quinta-feira, abril 18, 2019
Início Direito Penal II Direito Penal - Teorias da Pena

Direito Penal – Teorias da Pena

-

Quando se tem em mente o conceito de pena, suas finalidades e os princípios que devem ser respeitados para sua criação e aplicação, é necessário se ter em mente o seu objetivo e sua razão perante à sociedade, por isso, doutrinariamente foram criadas teorias que explicam os objetivos da pena.

As Teorias da Pena

Teoria Absoluta

A Teoria Absoluta diz que o Estado tem a pena como o objeto que irá retribuir ao agente do crime o mal causado por ele. Doutrinadores consideram essa teoria como uma forma que visa a vingança do Estado para o criminoso e não o reconhecimento de justiça.

Teoria Relativa

A Teoria Relativa considera que a pena tem como principal objetivo prevenir que novo delitos sejam cometidos.

Suas principais formas de prevenção são:

  • Prevenção Geral: É considerada geral a prevenção que busca evitar o crime de forma geral, positiva ou negativamente.
    • Prevenção Geral Positiva: É o objetivo de a pena mostrar ao cidadão que, caso ele cometa uma infração, ela estará lá para puni-lo .
    • Prevenção Geral Negativa: Diz que a pena deve criar uma coação psicológica em um futuro agente, ou seja, a pena deve “assustar” a sociedade para que os cidadãos se sintam desestimulados ao cometimento de crimes.
  • Prevenção Especial: A prevenção especial não é considerada geral pois se destina diretamente àquele que já foi condenado, ela pode ser positiva ou negativa.
    • Prevenção Especial Positiva: Diz que a pena deve ter como objetivo ressocializar o condenado para que, após o cumprimento de sua sentença, ele esteja apto para a vida em sociedade.
    • Prevenção Especial Negativa: Considera que a pena deve fazer com que o condenado evite a reincidência, ou seja, a pena deve intimidar o condenado a não cometer um crime novamente.

Teoria Mista

- Publicidade -

Como toda boa “Teoria Mista”, a Teoria Mista da pena representa uma junção das duas teorias anteriores e diz que a pena deve ser retributiva, preventiva e ressocializadora, ou seja, deve buscar retribuir ao condenado o seu mal praticado e prevenir que a sociedade cometa ou volte a cometer crimes.
Essa teoria é utilizada por nosso ordenamento jurídico.

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 0 | Nota: 0

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

573FãsCurtir
25,769SeguidoresSeguir
1,729SeguidoresSeguir
83InscritosInscrever

Populares

Direito Civil – Bens Divisíveis, Singulares e Coletivos

Após ver os conceitos sobre Bens Fungíveis e Consumíveis, continuaremos nossas aulas sobre os Bens Considerados em si Mesmos com os artigos 87, 88,...