sexta-feira, abril 26, 2019

IED – O que é o Direito

-

Iniciando nosso curso de Introdução ao Estudo de Direito, iremos explicar o Conceito de Direito no que tange o seu caráter objetivo, ou seja, o que interfere na vida de uma coletividade.

Conceito de Direito

O Direito pode ser definido de diversas formas, dependendo da aplicação que se destina. Exemplo, pode ser definido como o Direito que uma pessoa possui, como todo o ordenamento jurídico de uma sociedade ou simplesmente como “justiça”.
Porém, para o estudante de Direito, o conceito mais importante de Direito está relacionado ao seu caráter objetivo, ou seja, aquele presente na vida social da coletividade, sendo assim, para o doutrinador Gustavo Barbosa, o Direito é “o conjunto de normas imperativas que regulam a vida em sociedade, dotadas de coercibilidade quanto à sua observância“.
  • Imperativo é tudo aquilo que exprime ordem e tem um caráter autoritário e, no caso do Direito, a imperatividade representada pela coercibilidade.
    • A coercibilidade é a obrigatoriedade imposta pelo Estado para que respeitem e cumpram as normas jurídicas. Essa coação é feita através das sanções, que são as penas aplicadas pelo Estado em consequência do descumprimento das normas jurídicas. 
- Publicidade -

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 0 | Nota: 0

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

693FãsCurtir
26,009SeguidoresSeguir
2,001SeguidoresSeguir
85InscritosInscrever

Populares

Homicídio (Art. 121) – Direito Penal

Vindo da junção das palavras em latim: hominis + excidium (homem + matar), o homicídio é a terceira maior causa de prisões em nossa sociedade...