segunda-feira, abril 22, 2019
Início Direito Penal I Direito Penal - Lei Penal em Branco

Direito Penal – Lei Penal em Branco

-

É certo que durante seus estudos você já se deparou com algum artigo no Código Penal que o fez pensar:

“Está faltando algo aqui…”

Esse sentimento ocorre quando você se depara, provavelmente, com uma Lei Penal em Branco. Entenda o que ela é e suas divisões:

Lei Penal em Branco

A Lei Penal em Branco é aquela cujo seu texto necessita de algum complemento por ter algum conceito aberto que necessite de interpretação. Ou seja, aquela lei que necessita de complemento para ser aplicada.

A Lei Penal em Branco divide-se em:

  • Imprópria ou Homogênea: Homogênea é a Lei Penal em Branco que, para ser aplicada, necessita do complemento de outra lei.
- Publicidade -

Exemplo: O crime de Peculato (Art. 312, CP) necessita do complemento do Art. 327 do Código Penal para definir o que é considerado funcionário público.

  • Própria ou Heterogênea: Heterogênea é a Lei Penal em Branco que, para ser aplicada, necessita do complemento de outra modalidade de lei, como por exemplo, de uma portaria ou resolução.
    • Caso haja a revogação do complemento, sendo ele um ato normativo infralegal, deverá se observar a situação em que ele foi editado:
      • Em caso de anormalidade, sua revogação não poderá retroagir para beneficiar o réu.
      • Em caso de normalidade, sua revogação retroagirá para beneficiar o réu.

Exemplo: Para a repressão do Tráfico (art. 33 da Lei n. 11.343/2006) é necessária a Portaria do Ministério da Saúde que determina quais substâncias são consideradas drogas.

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 0 | Nota: 0

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

573FãsCurtir
25,769SeguidoresSeguir
1,729SeguidoresSeguir
83InscritosInscrever

Populares

Direito Civil – Bens Divisíveis, Singulares e Coletivos

Após ver os conceitos sobre Bens Fungíveis e Consumíveis, continuaremos nossas aulas sobre os Bens Considerados em si Mesmos com os artigos 87, 88,...