sexta-feira, abril 19, 2019
Início Teoria da Constituição Direito Constitucional - O Estado Social

Direito Constitucional – O Estado Social

-

O Estado Social é uma junção do Estado Liberal com o Estado Socialista. Ele surgiu após uma negociação da burguesia para se manter no poder, sendo assim possui um modelo econômico capitalista, mas emprega diversas concessões aos trabalhadores/proletariado.
Nesse contexto, houve o surgimento das Normas Programáticas que tem como característica básica indicar o objetivo a ser alcançado, mas sem prever os passos que deverão ser observados, o que dá um caráter político forte às mesmas.

Organização do Estado

O Estado Social caracteriza-se por ser um Estado com forte intervenção em questões sociais e econômicas, porém não pode ser confundido com o Estado Socialista, pois admite-se que os meios de produção sejam privatizados.

Direitos e Garantias Fundamentais

O Estado Social trabalha em uma lógica de se fazer concessões aos trabalhadores, consolidando os direitos sociais.

A Crise do Estado Social

Na década de 1970, o estado social sofre uma crise que pode ser resumida em 3 pontos:
  • Crise Econômica: Crise do Petróleo, conflitos árabe-israelenses levaram a uma represália aos países aliados de Israel (EUA e Europa Ocidental), ao aumentar os preços do petróleo, causaram sérios impactos à economia.
  • Crise Previdenciária: Nasceram poucos europeus após a Segunda Guerra, sendo assim, nos anos 70 haviam poucos trabalhadores aptos ao trabalho e um grande número de idosos.
  • Crise de identidade cidadão-Estado: Pouca participação da população no estado.
- Publicidade -

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 0 | Nota: 0

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

573FãsCurtir
25,769SeguidoresSeguir
1,729SeguidoresSeguir
83InscritosInscrever

Populares

Direito Civil – Bens Divisíveis, Singulares e Coletivos

Após ver os conceitos sobre Bens Fungíveis e Consumíveis, continuaremos nossas aulas sobre os Bens Considerados em si Mesmos com os artigos 87, 88,...

Direito Penal – Teorias da Pena