terça-feira, abril 23, 2019
Início Direito Penal I Direito Penal - Conceito, Criminologia e Bens Jurídicos

Direito Penal – Conceito, Criminologia e Bens Jurídicos

-

Direito Penal é o conjunto de normas jurídicas voltado à fixação dos limites do poder punitivo do Estado, instituindo infrações penais e suas sanções.

  • Direito Penal Objetivo: É o direito propriamente escrito, destinado a combater a criminalidade e garantir a defesa da sociedade.
  • Direito Penal Subjetivo: Ou simplesmente ius puniendi (direito de punir), é o direito (poder-dever) exclusivo do Estado de punir aqueles que cometem crimes.

Política Criminal

Ciência que analisa e critica o Direito Penal, expondo seus defeitos e sugerindo reformas e aperfeiçoamentos.

Criminologia

Ciência voltada para o estudo do crime, mais precisamente do criminoso, estudando principalmente as causas que o levam à delinquência, visando o aperfeiçoamento dogmático do sistema penal.
Lyra define como a ciência que estuda:

  • As causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade;
  • As manifestações e os efeitos da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade;
  • A política a opor, assistencialmente, à etiologia da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade, suas manifestações e seus efeitos

Bens Jurídicos

São os bens protegidos pelo direito e considerados indispensáveis para a vida em sociedade. vários estão contidos na constituição e, dentre todos, podemos citar o direito à vida, a liberdade e a propriedade.
A tutela existirá somente quando a lesão ao bem jurídico for de origem humana, por ação ou omissão, sendo assim, se um raio mata um ser humano, a vida no caso não será alvo de proteção por processo penal.
- Publicidade -

Gostou? Compartilhe!

5 Estrelas?

Votos: 0 | Nota: 0

Cola Jurídicahttps://www.colajuridica.com
Tendo como lema: "Direito na palma da mão". O Colá Jurídica enxergou um mundo dominado por concursos na área jurídica e resolveu se preocupar com aqueles que realmente se dedicam ao cumprimento da lei, os estudantes de direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Redes Sociais

573FãsCurtir
25,769SeguidoresSeguir
1,729SeguidoresSeguir
83InscritosInscrever

Populares

Direito Civil – Bens Divisíveis, Singulares e Coletivos

Após ver os conceitos sobre Bens Fungíveis e Consumíveis, continuaremos nossas aulas sobre os Bens Considerados em si Mesmos com os artigos 87, 88,...